Estaca Prancha

O que é Estaca Prancha?

Estaca prancha é um elemento utilizado para contenção de solo e água. O elemento é cravado no solo de forma justaposta, formando uma barreira de contenção, que pode ser ser usada como solução provisória ou definitiva. Algumas de suas aplicações são: trincheiras para obras, diques e barragens, proteção em túneis de acesso, margens de lagos e escoramentos, além de servir como barreira de proteção contra cheias e solos contaminados.

Contenção com Estaca Prancha

Esse tipo de contenção é bastante utilizado no Estados Unidos, havendo registros do uso há mais de cem anos na construção de portos. Porém, ainda é um método construtivo relativamente recente no Brasil, por isso não possui normas técnicas específicas.

Todavia, é comum utilizar como auxílio para sua execução normas relacionadas a estabilidade, fundações, aterros e materiais metálicos.

Tipos de Estaca Prancha

As estacas pranchas podem ser categorizadas de acordo com seu material, podendo ser metálica (de aço), de concreto e de vinil. Excepcionalmente, para contenções provisórias, podem ser utilizadas estacas pranchas de madeira.

Estaca Prancha Metálica

É o tipo mais utilizado devido a sua resistência aliada à facilidade de manutenção e manuseio. As estacas pranchas metálicas costumam associar o maior módulo elástico possível, menor peso e melhor qualidade de aço para a necessidade em questão.

Estaca Prancha Metálica

Diante disso, é fundamental a existência de diferentes modelos, com variação de resistência e formato. As estacas pranchas de aço são disponibilizadas no mercado com formato “AU”, “AZ” e “H”.

  • Estacas com formato AU apresentam uma eficiente relação entre o módulo de elasticidade com seu peso por metro quadrado, além de uma fácil instalação e economia de aço.
  • Estacas de formato AZ diferenciam-se do medelo AU somente pelo local de ranhura de travamento, sendo recomendadas para locais com alta pressão, o que faz serem mais utilizadas em obras portuárias.
  • Estacas com formato H resultam da combinação de estacas com perfis I com os AZ, sendo muito usuais em locais que exijam maiores profundidades de contenção, além de suportar grandes carregamentos horizontais e verticais de solo.

Estaca Prancha de Concreto

Disponibilizadas como pré-moldados, as estacas pranchas de concreto são pouco utilizadas devido ao seu peso e dificuldade de transporte. Normalmente são utilizadas apenas como anteparos em rios, mar e afins, com o auxílio de âncoras enterradas.

Estaca Prancha de Vinil

Também conhecidas como estacas pranchas sintéticas ou de plásticos, são feitas de pvc e apresentam maior resistência e menor custo quando comparadas às demais, também se diferenciando por serem recicláveis. Seu uso é indicado em aplicações marítimas.

Estaca Prancha de Madeira

Estacas pranchas de madeira são utilizadas apenas de forma provisória, por ser uma estrutura feita de um material que demanda de inúmeros tratamentos a fim de se evitar deterioração, tornando uma opção onerosa e com baixo grau de confiabilidade.

Execução

A cravação da estaca prancha depende de inúmeras variáveis, sendo a principal o reconhecimento das condições do local que se pretende realizar o procedimento, possibilitando a escolha do melhor método.

Diante disso, caso a sondagem de solo identifique um local de baixa resistência podem ser utilizados marteletes pneumáticos leves para a cravação no solo. Enquanto que para solos de elevada resistência é usual utilizar equipamentos mais pesados, como bate-estaca e martelo vibrador hidráulico.

Outros procedimentos utilizados para a cravação de estacas pranchas são: percussão, vibração, jetting, explosão, furação, penetração estática, vibroflutuação.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 11682 – Estabilidade de Encostas;
    • NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações;
    • NBR 6152 – Materiais metálicos, determinação das propriedades mecânicas à tração;
    • NBR 9288 – Emprego de aterros reforçados.