Como Aparecer no Google e Conseguir Tráfego Orgânico?

Introdução

Muitas pessoas investem enormes quantias em marketing online sem saber que existe uma opção de marketing online gratuito: o tráfego orgânico. Para isso, basta aparecer na primeira página do Google gratuitamente através da otimização de seu site e publicação de conteúdo.

Logo do Google

O que é Tráfego Orgânico?

A palavra “orgânico” refere-se ao fato de que as visitas chegam ao seu site pois seu conteúdo é de qualidade e conseguiu ranquear acima dos outros, sem a necessidade de comprar anúncios. Além do tráfego orgânico, existem outros tipos, citados abaixo, mas que não entraremos em detalhes nesse artigo.

  • Direto: Tráfego gerado quando digita-se o endereço do site ou acessando pelos favoritos.
  • Orgânico: Tráfego originado das ferramentas de busca através de pesquisas.
  • Pago: Tráfego originado das ferramentas de busca através de anúncios.
  • Referência: Tráfego originado de outros sites que usaram seu conteúdo como referência.
  • Social: Tráfego originado de redes sociais como o Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, entre outros.

Como Aparecer no Google?

Apesar de soar como algo complicado, aparecer no Google é muito simples. Como está lendo este artigo, imagino que já tenha um site. Portanto, basta cadastrar seu site no Google Search Console e enviar um sitemap para permitir que o Google possa encontrar seu site.

Google Search Console

O Google Search Console, antes conhecido como Google Webmaster Tools, é uma ferramenta que auxilia os criadores de sites com informações valiosas como: páginas indexadas, facilidade de uso em dispositivos móveis, erros de rastreamento, posicionamento e impressões de palavras chaves, entre muitas outras.

Dashboard do Google Search Console
Página Inicial do Google Search Console

Sitemap

O sitemap, como o nome sugere, é um mapa do seu site para que o Google possa encontrar seu conteúdo com maior facilidade. Para acessar a ferramenta basta clicar na opção “sitemap”, que pode ser encontrada no menu da página inicial do Search Console. O endereço de seu sitemap vai depender de como ele está sendo gerado. Em alguns casos basta adicionar “sitemap.xml” ao fim de sua url.

Sitemap do Google Search Console
Página do Sitemap no Search Console
Ferramenta de Sitemap do Google Search Console
Campo para Inserir Sitemap

Na CarLuc Engenharia até pouco utilizávamos o plugin “XML Sitemap & Google News” e recentemente começamos usar o RankMath. Ambos os plugins podem ser baixados gratuitamente para sites do WordPress e geram o sitemap automaticamente. O link gerado pelo RankMath é o seguinte: https://carluc.com.br/sitemap_index.xml. Basta inserir o link no campo “Insira o URL do Sitemap” na seção ‘sitemap’ do Google Search Console e pronto, seu site será indexado pelo Google. Simples, não é mesmo?

Para utilizar o Google Search Console  é necessário fazer a verificação de propriedade do site. Ao iniciar o processo serão dadas instruções de como verificar seu site, porém, caso a explicação dada não seja suficiente, a sugestão é buscar no Google “como verificar site x no search console”, sendo x a plataforma utilizada para criar seu site. Para criar o sitemap a sugestão é a mesma, pois as opções que citei servem para sites hospedados no WordPress e variam para sites hospedados no Wix, Blogger ou outra plataforma.

Conclusão

Muito provavelmente você tenha chegado neste artigo através da pesquisa “como aparecer no Google“, “como colocar site no Google” ou algo semelhante. Se for esse o caso, acredito que esteja apenas começando a aprender sobre otimização de sites. Por isso, seria interessante aprender alguns termos mais “técnicos” para continuar sua busca por conhecimento nessa área. Fazer com que seu site seja indexado pelo Google é apenas o começo, seu próximo objetivo deve ser estar entre os 10 primeiros resultados. Preferencialmente, em primeiro lugar.

Além de colocar seu site no Google é preciso fazer com que as pessoas o encontrem. Para aprender um pouco mais vejo nosso artigo sobre otimização de sites e nosso artigo com dicas de como pesquisar no Google.

  • Indexação – Significa o mesmo que “aparecer no Google”. Quando um site é indexado pelo Google, significa que ele passa a fazer parte do banco de dados da empresa e será mostrado como resultado nas pesquisas.
  • SEO / Search Engine Optimization / Otimização para Sites de Buscas – São ações realizadas em seu site para melhorar o posicionamento no Google. Essas ações vão desde a elaboração de excelentes artigos até modificação dos códigos da página. Para saber mais detalhes veja nosso artigo sobre otimização de sites.
  • Ranking / Ranqueamento – Refere-se ao posicionamento do seu site no Google. Após fazer com que seu site apareça, será necessários fazê-lo ranquear na primeira página aplicando técnicas de SEO.
  • Impressões – Número de vezes que as pessoas encontraram seu site nos resultados de buscas, sem necessariamente clicar nele.
  • Algoritmo do Google / Indexador – É o algoritmo que o Google utiliza para buscar e ranquear os sites que irão aparecer como resultados das pesquisas. É interessante aprender um pouco sobre como o algortimo funciona para otimizar seu site da maneira mais adequada.
  • Backlinks – Links colocados em outros sites para usar seu conteúdo como referência. Backlinks de sites importantes aumentam a autoridade do seu site e direcionam tráfego de referência.
      • Cuidado! Frequentemente aparecem anúncios oferecendo “backlinks” em troca de pagamentos. A prática é considerada uma técnica de black hat e não é aceita pelo buscador.
  • Black Hat – São técnicas ‘ilegais’ utilizadas para facilitar o ranqueamento. Não tente fazer isso pois o Google irá identificar e punir seu site.

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Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065