O que é Projeto de Fundação?
O Projeto de Fundação trata da concepção, dimensionamento e representação da fundação, estrutura que serve de base para a edificação e é responsável por transmitir as cargas da superestrutura para o solo.
O projeto faz parte do conjunto de projetos essenciais para construção, pois sua ausência pode causar problemas com alto custo de manutenção. O Projeto de Fundação está intimamente ligado ao Projeto Estrutural, pois nele são definidas as posições e as cargas que serão aplicadas na fundação.
Antes do desenvolvimento do Projeto de Fundação, é necessário que seja feito previamente o Estudo do Solo, pois somente assim será possível dimensionar os elementos e garantir que o solo irá suportar as cargas da edificação; além de saber com exatidão as cotas finais de projeto, sendo de extrema importância para a execução da obra.
Importância do Projeto de Fundação
Segurança
Sem um projeto adequado há o risco de perda do investimento e até mesmo de vidas. Em épocas de chuvas é muito comum ouvir notícias sobre deslizamentos de terra e mortes em decorrência desses acidentes, que poderiam ser evitados se houvesse a preocupação de analisar o solo que receberá a construção e seus arredores.
É necessário entender que um projeto de engenharia vai muito além de “deixar a edificação em pé”, pois qualquer pessoa com experiência tem capacidade de construir uma casa.
O objetivo dos projetos é o mesmo, porém sempre buscando a melhor solução possível, sem abrir mão da economia, segurança e funcionalidade. A possibilidade de acidentes é um dos fatores analisados na concepção do projeto e pode salvar vidas.
Economia
Investir em planejamento significa economizar na obra e evitar o surgimento de patologias construtivas. Com a elaboração do Projeto de Fundação é possível saber exatamente quanto material será necessário, quanta terra deverá ser movimentada, evita o superdimensionamento dos elementos e é possível prever o gasto com mão de obra.
Etapas do Projeto de Fundação
Estudo do Solo
Antes de qualquer decisão sobre o projeto de fundação, é necessário analisar o local da construção e identificar os estudos, projetos e ensaios necessários de acordo com a função e tipo de empreendimento.
O terreno é um fator determinante nas soluções que serão adotadas durante o projeto, por exemplo, a fundação sobre um terreno de solo argiloso dificilmente será a mesma utilizada sobre solo arenoso. Alguns fatores determinantes para as demais etapas do projeto de fundação são: perfil do solo, nível do lençol freático, composição, compactação, profundidade de rocha (se houver), entre outros.
- Para mais informações, leia os artigos:
Escolha do Tipo de Fundação
O tipo de fundação é definido de acordo com o sistema construtivo adotado, número de pavimentos e perfil do solo. Essas informações são obtidas no Projeto Arquitetônico, Estudo do Solo e Projeto Estrutural.
Dependendo da complexidade e custo da edificação, pode ser necessário realizar um estudo de viabilidade comparando diferentes soluções, para garantir a escolha da fundação mais econômica.
- Para saber mais sobre os diferentes tipos de fundações, veja o artigo: Fundações – Tipos e Classificações
Lançamento
Após definido o tipo de fundação a ser utilizada, o projetista irá posicionar seus elementos da maneira que achar adequada para garantir a estabilidade da edificação e minimizar os custos.
Dimensionamento
Nesta etapa são calculados os elementos da fundação de acordo com o posicionamento e Planta de Cargas, obtida no Projeto Estrutural. É necessário levar em consideração também a resistência do solo, definida no Estudo do Solo.
Detalhamento
Após o dimensionamento, é necessário representar as informações do projeto para que o construtor possa executá-lo. Para isso são criadas as pranchas de detalhamento de lajes, vigas e pilares, e também a planta de formas. Cada um desses elementos possui uma função importantíssima para o projeto e estão explicados abaixo.
Elementos do Projeto de Fundação
Os elementos do Projeto de Fundação têm como objetivo passar a informação para o responsável pela execução da obra, por isso, é importante que sejam bem elaborados e claros o suficiente para que não haja dúvidas e nem necessidade de dedução no canteiro de obras.
Planta de Formas
Na Planta de Formas são representadas as fôrmas que serão utilizadas para receber o concreto. É importante atentar para a representação correta dos níveis para não correr o risco de confundir Nível Osso com Nível Acabado durante a execução da obra.
Detalhamento dos Elementos da Fundação
O detalhamento consiste na representação gráfico e textual das dimensões dos elementos e de suas ferragens, quando de concreto armado.
Assim como no Projeto Estrutural, é necessário representar os elementos com o maior número de detalhes possível, sem prejudicar a legibilidade, para que o construtor não tenha dúvidas na hora da construção.
Memorial Descritivo
No memorial descritivo são especificados os métodos construtivos a serem utilizados, materiais, equipamentos e demais informações necessárias para a correta execução do projeto de fundação.
- Mais informações no artigo: Memorial Descritivo – Definição e Modelo
Referências
- Normas Técnicas
- NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto — Procedimento
- NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações