CarLuc Engenharia

Planta de Cobertura – Definição e Elementos

O que é planta de cobertura?

A planta de cobertura é uma representação gráfica que faz parte do Projeto Arquitetônico, sendo um desenho técnico normatizado da cobertura da edificação, utilizado para aprovação, execução ou estudo de um empreendimento.

Planta de Cobertura Renderizada
Planta de Cobertura Renderizada

A representação da planta de cobertura é dada pela projeção da vista ortográfica principal superior, que simula um observador muito distante acima da área da edificação.

Quando elaborada para compor o projeto legal ou projeto executivo, deve seguir as orientações da NBR6492 – Representação de Projetos de Arquitetura.

É comum que os profissionais de arquitetura e engenharia civil elaborem a planta de cobertura associada com a planta de locação, recebendo o nome de planta de cobertura e locação.

A escala usual para esses desenhos difere de acordo com o tamanho e nível de detalhamento, variando entre 1:50 até 1:1000.

Importância da Planta de Cobertura

Além de ser um item obrigatório para aprovação do Projeto Arquitetônico na prefeitura, a planta de cobertura traz detalhes importantes que irão auxiliar na execução da obra.

Dependendo do tipo de cobertura adotada, o elemento poderá ter um alto nível de complexidade, assim como custo elevado de mão de obra e materiais, podendo ser necessário elaborar mais desenhos para detalhamento.

Uma planta de cobertura bem elaborada permite o levantamento do quantitativo de materiais e mão de obra, evita desperdícios e falhas na execução, agiliza o processo de construção e evita o surgimento de patologias construtivas.

Elementos Gráficos da Planta de Cobertura

Quando elaborada independente da planta de locação, a planta de cobertura possui informações quase que exclusivamente sobre telhado e demais elementos de cobertura. Os principais elementos são:

Cumeeira

Linha divisória de águas, geralmente é o ponto horizontal mais alto do telhado.

Espigão

Também é uma linha divisória de águas, inclinada, normalmente ligando cumeeiras de alturas diferentes ou cumeeiras a beirais.

Rincão ou Água Furtada

Linha coletora de águas, podendo estar inclinada ou horizontal.

Contorno do Beiral

Linha que forma uma poligonal fechada, coincidindo com as extremidades do beiral.

Outros Elementos

A espessura da linha indica a proximidade do elemento ao observador. Como as linhas de cumeeira estão mais próximas, apresentam uma espessura maior que a do contorno do beiral. Se existir algum elemento importante sob a cobertura, este pode ser representado por linhas tracejadas.

Quando a planta de cobertura é associada com a de locação, os seguintes elementos devem ser acrescentados:

Elementos Textuais da Planta de Cobertura

Os elementos textuais em uma planta de cobertura fornecem diversas informações importantes, sendo elas:

E quando associada à planta de locação, apresenta ainda:

Tipos telhas mais comuns no Brasil

Há de se perceber que existe uma grande influência da concepção final da cobertura com o tipo de telha utilizado. No Brasil são diversos os tipos de telhas que estão disponíveis para o consumidor, sendo escolhida de acordo com a função e estética do ambiente.

Para mais informações veja o artigo: Tipos de Telhas – Guia Completo

Referências

Sair da versão mobile