O que é planta de cobertura?
A planta de cobertura é uma representação gráfica que faz parte do Projeto Arquitetônico, sendo um desenho técnico normatizado da cobertura da edificação, utilizado para aprovação, execução ou estudo de um empreendimento.
A representação da planta de cobertura é dada pela projeção da vista ortográfica principal superior, que simula um observador muito distante acima da área da edificação.
Quando elaborada para compor o projeto legal ou projeto executivo, deve seguir as orientações da NBR6492 – Representação de Projetos de Arquitetura.
É comum que os profissionais de arquitetura e engenharia civil elaborem a planta de cobertura associada com a planta de locação, recebendo o nome de planta de cobertura e locação.
A escala usual para esses desenhos difere de acordo com o tamanho e nível de detalhamento, variando entre 1:50 até 1:1000.
Importância da Planta de Cobertura
Além de ser um item obrigatório para aprovação do Projeto Arquitetônico na prefeitura, a planta de cobertura traz detalhes importantes que irão auxiliar na execução da obra.
Dependendo do tipo de cobertura adotada, o elemento poderá ter um alto nível de complexidade, assim como custo elevado de mão de obra e materiais, podendo ser necessário elaborar mais desenhos para detalhamento.
Uma planta de cobertura bem elaborada permite o levantamento do quantitativo de materiais e mão de obra, evita desperdícios e falhas na execução, agiliza o processo de construção e evita o surgimento de patologias construtivas.
Elementos Gráficos da Planta de Cobertura
Quando elaborada independente da planta de locação, a planta de cobertura possui informações quase que exclusivamente sobre telhado e demais elementos de cobertura. Os principais elementos são:
Cumeeira
Linha divisória de águas, geralmente é o ponto horizontal mais alto do telhado.
Espigão
Também é uma linha divisória de águas, inclinada, normalmente ligando cumeeiras de alturas diferentes ou cumeeiras a beirais.
Rincão ou Água Furtada
Linha coletora de águas, podendo estar inclinada ou horizontal.
Contorno do Beiral
Linha que forma uma poligonal fechada, coincidindo com as extremidades do beiral.
Outros Elementos
- Platibandas;
- Chaminés;
- Reservatórios;
- Calhas;
- Rufos.
A espessura da linha indica a proximidade do elemento ao observador. Como as linhas de cumeeira estão mais próximas, apresentam uma espessura maior que a do contorno do beiral. Se existir algum elemento importante sob a cobertura, este pode ser representado por linhas tracejadas.
Quando a planta de cobertura é associada com a de locação, os seguintes elementos devem ser acrescentados:
- Indicação do Norte Geográfico;
- Contorno do terreno;
- Contorno da edificação;
- Espaços externos (passeios, jardins, piscina, etc.);
- Representação das calçadas;
- Representação simples do entorno do terreno e árvores de médio e grande porte, existentes ou futuras.
Elementos Textuais da Planta de Cobertura
Os elementos textuais em uma planta de cobertura fornecem diversas informações importantes, sendo elas:
- Cotas dos beirais e similares;
- Setas indicando o sentido de escoamento das águas em telhados;
- Calhas;
- Canalizações;
- Dimensões dos elementos do telhado;
- Níveis;
- Dimensionamento da rede pluvial (diâmetro, declividade);
- Especificação quanto ao material do telhado e sua inclinação.
E quando associada à planta de locação, apresenta ainda:
- Cotas do terreno, parciais e totais;
- Cotas angulares diferentes de 90°;
- Posicionamento da construção;
- Calçadas;
- Altura de muros.
Tipos telhas mais comuns no Brasil
Há de se perceber que existe uma grande influência da concepção final da cobertura com o tipo de telha utilizado. No Brasil são diversos os tipos de telhas que estão disponíveis para o consumidor, sendo escolhida de acordo com a função e estética do ambiente.
- Telhas Metálicas: são muito usadas para coberturas de armazéns, galpões e sua estrutura de apoio é metálica ou de concreto pré-moldado.
- Telhas Cerâmicas: são muito populares em residências, dando um aspecto mais robusto e tradicional para a construção; normalemente estão apoiadas sobre estruturas de madeira ou de alvenaria.
- Telhas de fibrocimento: apresentam um custo inicial menor, entretanto apresentam uma durabilidade menor que os outros tipos de telhas. Geralmente são usadas em residências e comércios.
- Já as telhas de fibra de vidro têm sido usadas mais recentemente nas construções, principalmente por industrias, por ser um material mais leve, inerte e de alta resistência.
Para mais informações veja o artigo: Tipos de Telhas – Guia Completo
Referências
- NBR6492 – Representação de Projetos de Arquitetura