Modelos de Escada – Qual escolher?
Ao se imaginar adentrando o interior de uma luxuosa casa de dois andares, é muito provável que um dos primeiros elementos que você construirá na sua visualização mental será uma imponente e belíssima escada.
Isso ocorre porque, muito além de funcional, uma escada possui valor estético, decorativo e até mesmo emocional.
Se entre os tantos tipos de escada existentes, você está na dúvida de qual seria o mais adequado para o seu Projeto Arquitetônico, confira a seguir as características e vantagens de cada formato para escolher o modelo ideal para sua obra.
Tipos por Formato em Planta Baixa (Vista de Cima)
Não sabe o que é uma Planta Baixa? Veja o artigo: Planta Baixa – Definição e Elementos
Escada Reta
Construída em uma só direção, essa opção é a mais tradicional de se encontrar, principalmente em ambientes pequenos. Embora simples de executar e não muito volumosa, exige um espaço extenso o suficiente para se instalar.
Esse modelo pode ou não ter mais de um lance, com patamares entre eles, mas sempre estarão na mesma direção. A área embaixo de uma escada reta geralmente é aproveitada para armários ou outros móveis planejados.
Escada em L
Com um ângulo de 90º entre dois lances de degraus, esse modelo também é muito comum nas construções. Por não ocupar tanto espaço é uma excelente opção para sobrados ou casas geminadas.
Geralmente estão posicionadas em cantos, junto às paredes. São práticas de projetar, com baixo custo de execução e confortáveis de usar.
Escada em U
Como o nome propõe, esse modelo segue o formato da letra U. Ou seja, existe um primeiro lance de degraus em uma direção, e após um patamar, se inicia outro lance em direção oposta.
Esse formato costuma ocupar bastante espaço, portanto se adequa melhor aos grandes ambientes. Quando localizado no meio de um cômodo largo, traz ideia de amplitude e grandeza.
O espaço gerado abaixo desse tipo de escada pode ser utilizado para diversos fins. Muitas vezes são adicionados pequenos jardins a essas áreas.
Escada Helicoidal, Caracol ou Espiral
Esse é o modelo que ocupa menos espaço. É perfeito para pequenos cômodos, que precisam manter mais áreas livres. Apesar de ser mais conhecida pelo tradicional modelo de ferro pré-moldado, essa escada pode ser projetada em diversos materiais e com soluções estéticas muitos criativas.
Escada Circular ou Curva
Ao contrário do modelo Helicoidal, a escada curva não circula em torno de um eixo central. Suas curvaturas são mais orgânicas e livres.
Adequada aos amplos ambientes, a escada curva traz ideia de elegância e suntuosidade ao espaço. É muito utilizada em grandes hotéis ou empresas de alto padrão.
Tipos por Formato em Elevação (Vista Frontal ou Lateral)
Escada Cascata ou Plissada
A parte inferior dos degraus da escada cascata acompanha o mesmo formato da parte superior, o que torna a estética mais agradável do que a tradicional linha reta diagonal que costumamos ver sob as escadas.
Além disso, proporciona um pouco mais de espaço livre embaixo da estrutura. Esse modelo tem sido cada vez mais requisitado.
- Mais informações no artigo: Escada Cascata – Definição e Características
Escada com Viga Central ou Espinha de peixe
Nessa escada todos os degraus têm seu centro apoiado em uma única viga, mantendo suas laterais em balanço. Este modelo estrutural se aplica a vários formatos e materiais. É leve, moderno e se adapta muito bem aos pequenos ambientes.
Escada Santos-Dumont
Esse modelo possui uma inclinação bastante acentuada, e seus estreitos degraus são parcialmente recortados, alternando entre esquerda e direita, para facilitar o deslocamento dos pés. Aplicada a espaços extremamente pequenos, ela não é muito confortável de usar, mas consegue ser funcional.
Escada Flutuante
Sem estruturas aparentes, esse modelo nos dá a sensação de que os degraus estão flutuando, quando na verdade eles estão presos a uma viga embutida na parede lateral.
Com uma estética contemporânea, de visual muito limpo e minimalista, a escada flutuante transmite leveza ao ambiente.
- Mais informações no artigo: Escada Flutuante – Tipos e Execução
Conclusão
A criatividade pode ser infinita na concepção de escadas . Além dos formatos e das estruturas, os materiais usados também são inúmeros. Além disso, a escolha do guarda-corpo e da iluminação, quando adicionados, também são pontos cruciais na composição.
Independente do seu espaço físico ou do seu orçamento, sempre é possível ir além da funcionalidade e transformar esse elemento escultórico em uma verdadeira obra de arte!
Gostaria de uma ajuda especializada para executar o seu projeto de escada? Deixe suas informações e entraremos em contato agora mesmo!