CarLuc Engenharia

Área Gourmet – Elementos, Dicas e Imagens

O que é Área Gourmet?

Cada vez mais requisitada em projetos residenciais, a Área Gourmet tem sido muito valorizada no estilo de vida atual. O espaço de convivência, diversão e relaxamento é excelente para receber amigos e familiares.

A área gourmet reúne características de cozinha, sala de estar e sala de jantar em um só ambiente, com a vantagem do uso de equipamentos complementares, como churrasqueiras e fornos de pizza. Além de proporcionar uma conexão com áreas externas, como quintais, piscinas e jardins, quando existentes.

AG1001 - Área Gourmet Externa - Destaque
Clique para ver o Projeto

São ambientes adaptáveis à varandas, terraços ou edículas, sendo extensões da casa ou construções independentes, essas áreas de lazer privativas se encaixam em diferentes dimensões e estilos.

Nesse artigo vamos abordar os principais elementos para a elaboração do espaço gourmet ideal, de acordo com as variações de cada projeto.

Dicas de Projeto para a Área Gourmet

1 – Planejamento: Defina o Espaço e Necessidades

Assim como no Projeto Arquitetônico de qualquer edificação, o primeiro passo é saber qual a área física destinada ao ambiente e analisar a proximidade com outras áreas relacionadas, como por exemplo, a cozinha principal da casa. Dependendo do distanciamento entre elas pode ser necessário manter utensílios independentes em cada uma, evitando muitos deslocamentos.

Outro ponto que deve ser observado é a necessidade ou não de um banheiro próprio da área gourmet, de acordo com a distância e acesso aos banheiros da edificação principal.

Se o espaço é reduzido a uma varanda, deve-se priorizar apenas o essencial, enquanto áreas maiores permitem incluir mais recursos.

Isso pode parecer óbvio, mas algumas pessoas se prendem a referências estéticas visualmente agradáveis e ignoram o fato de que aquele projeto inspirador pode ter características iniciais muito diferentes da sua realidade. É importante que você tenha uma visão real do seu espaço.

Feito isso, entram as necessidades que determinam as prioridades. Que tipos de eventos você planeja realizar com mais frequência neste espaço? Reuniões familiares mais intimistas ou festas badaladas com muitos amigos? Esse tipo de visualização sobre o uso do espaço pode ajudar a priorizar os diversos elementos.

2 – Funcionalidade: Área Gourmet Útil e Prática

O layout do espaço deve ser bem calculado, com medidas confortáveis e seguras de circulação e uso. Planejar adequadamente a disposição de mobiliário, equipamentos e objetos decorativos é o que gera um ambiente funcional.

A escolha do formato e dimensão do mobiliário é fundamental. Por exemplo, no caso das mesas de jantar, as redondas se adequam melhor aos pequenos espaços do que as retangulares ou quadradas. Já os móveis multifuncionais são um ótimo truque de praticidade e otimização.

Refrigeradores e freezers devem estar localizados distantes de fontes de calor, para não sofrerem avarias e reduzir o gasto com energia. Portanto, jamais devem ser dispostos ao lado de churrasqueiras e fornos. Dar atenção devida às recomendações de uso aumenta a vida útil dos equipamentos e a segurança dos usuários.

3 – Equipamentos: Acerte na Escolha

Fogões e Cooktops

Os cooktops costumam ser mais usados do que os fogões tradicionais em áreas gourmet, por serem mais práticos e funcionais. Disponíveis em modelos bem compactos, eles ocupam menos espaço de instalação.

Pias e bancadas

Uma bancada gourmet pode ser de diversos formatos e materiais. Projetos de maiores dimensões costumam aderir o formato ilha ou península. Granito, mármore, madeira, porcelanato, silestone, vidro e cimento queimado são os materiais mais utilizados.

Antes de instalar uma bancada é importante se atentar as medidas como altura e profundidade, para que ela seja funcional. As bancadas altas, estilo bar, são uma tendência em espaços gourmet.

A pia geralmente é pequena e com apenas um misturador, às vezes com filtro integrado e é disposta próxima à churrasqueira ou fogão.

Churrasqueiras

Churrasqueira em Alvenaria

A churrasqueira é o símbolo das confraternizações descontraídas entre amigos e está presente em quase totalidade dos espaços gourmet. Existem diversos modelos disponíveis no mercado e portanto é aconselhável uma boa pesquisa para entender qual deles irá se adequar melhor ao seu projeto.

Fornos de Pizza

Apesar de não ser tão comum quanto a churrasqueira, o forno para assar pizzas também aparece em muitos projetos de áreas gourmet, como um dos complementos aos equipamentos tradicionais da cozinha.

Coifas

Tão importante quanto cozinhar ou assar os alimentos é fazer uma boa exaustão da fumaça gerada. Por isso as coifas e são extremamente importantes nos projetos de áreas gourmet.

Freezer e Refrigeradores

Se o espaço for muito pequeno talvez não seja possível adaptar grandes aparelhos, mas vale a pena priorizar uma geladeira, ainda que pequena, pois facilitará muito a funcionalidade do local.

Adegas

Alguns projetos mais sofisticados também inserem uma adega, muitas vezes acoplada a um móvel planejado. Nesse caso, é preciso garantir que ela não receba incidência de raios solares, para não prejudicar o sabor dos vinhos.

4 – Conforto: Garanta um Ambiente Agradável

Projetar um espaço confortável vai muito além da escolha de um mobiliário adequado. É importante pensar também no conforto térmico e acústico.

Conforto Térmico

Por mais confortáveis que sejam os sofás, poltronas e cadeiras, se eles estiverem em uma área de forte insolação, durante aquele almoço de verão, as pessoas não irão usá-los. A menos que seja uma área específica para este fim, como uma margem de piscina.

Algumas áreas tem a opção de fechamento com portas de correr, que permitem o uso do espaço inclusive em dias frios ou chuvosos. Outras possuem coberturas retráteis ou removíveis e até mesmo telhados de vidro ou policarbonato que permitem a entrada de luz, mas que também podem gerar superaquecimento do local.

Os sistemas de isolamento térmico, de ventilação natural ou de refrigeração artificial, dependendo de cada caso, são fatores importantes a se considerar na hora de projetar.

Conforto Acústico

Geralmente as áreas gourmet são preenchidas com músicas, conversas, televisores, jogos e tantos outros entretenimentos de alta sonoridade, principalmente em espaços capazes de receber muitos convidados.

Vale pensar considerar o conforto da vizinhança pois, além de ser algo que devemos sempre levar em consideração por respeito ao próximo, incomodar os vizinhos pode significar o fim da festa.

A presença de vegetação natural pode ajudar na amenização da temperatura ambiente, na purificação do ar e até mesmo no isolamento acústico, pois as plantas absorvem parte das ondas sonoras.

5- Decoração da Área Gourmet: Escolha o seu Estilo

Harmonizar a decoração da área gourmet com o estilo presente no restante da casa é uma boa prática, embora não seja totalmente necessário. Se os estilos não forem muito contrastantes já será suficiente para o equilíbrio visual.

Os móveis versáteis como banquetas e puffs, por serem de fácil locomoção, permitem diversas combinações de ambientação. As opções impermeáveis ou de fibra sintética são ótimas para áreas molhadas, próximas à piscina, ou sujeitas à chuva.

As luminárias pendentes são ideais para complementar a atmosfera acolhedora do espaço gourmet. E as plantas e flores naturais, dispostas em vasos ou jardins verticais, trazem vida ao recinto.

Conheça as características dos principais estilos arquitetônicos utilizados nesses ambientes:

Por fim, como qualquer outro ambiente, a área gourmet também deve ser planejada para a alegria e bem-estar daqueles que irão usufruí-la. Lembre-se que a casa é uma extensão de quem a habita. Bom projeto!

Sair da versão mobile