O que é Concreto de Alto Desempenho?
O Concreto de Alto Desempenho (CAD), também conhecido como Concreto de Alta Resistência (CAR), é um tipo de concreto que recebe esse nome pois supera 40 MPa de resistência (fck), podendo até mesmo superar os 100 MPa, como é o caso do concreto de 125Mpa utilizado na construção da e-Tower, edifício brasileiro localizado na cidade de São Paulo, considerado um recorde mundial.
Assim como os concretos tradicionais, o concreto de alto desempenho é composto por cimento portland, agregado miúdo, agregado graúdo e água. A diferença se dá pela presença de aditivos químicos (plastificantes e redutor de água) e adições minerais ativas.
A resistência superior é alcançada através da redução da relação água/cimento com a utilização de aditivos químicos e adições minerais ativas.
Este tipo de concreto vem cada vez mais sendo utilizado por suas diversas vantagens, principalmente pelo aumento da área útil em edificações e do tempo de vida útil do empreendimento, buscando atender a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575:2013).
Quando usar Concreto de Alto Desempenho?
Não existe uma regra para se utilizar o concreto de alto desempenho, porém, por ser mais caro, é preciso que seja feito um estudo de viabilidade considerando a redução das peças estruturais, economia com aço e também o ganho de área útil. A solução deve ser avaliada levando em conta os impactos no Projeto Arquitetônico e no Projeto Estrutural, caso já tenham sido elaborados.
A utilização do Concreto de Alto Desempenho – CAD no edifício e-Tower permitiu o a adição de 16 novas vagas de garagem.
Dificilmente essa vantagem poderá ser observada em obras menores, pois a carga atuante é muito baixa e normalmente não se justifica a utilização deste tipo concreto, que possui um preço mais elevado e requer um maior controle tecnológico em sua fabricação e utilização.
É indicado para ambientes agressivos, como subsolos e zonas costeiras, pois possui uma maior durabilidade em função da redução de sua porosidade. Por este motivo, o CAD vem sendo cada vez mais utilizado em obras portuárias, barragens e pontes.
Vantagens do Concreto de Alto Desempenho
Menor Dimensão de Elementos Estruturais
Com o aumento na resistência do concreto, é possível reduzir elementos estruturais, principalmente os submetidos a altas cargas de compressão, como os pilares.
Com a redução das peças estruturais, principalmente dos pilares, é possível aumentar a área útil de apartamentos, circulações e garagens, agregando valor ao empreendimento.
Lembrando que, para toda alteração de projeto a estrutura deve ser recalculada para evitar que os elementos sejam superdimensionados ou subdimensionados.
Maior Durabilidade
Em função da redução dos poros no concreto, que é um dos motivos do ganho de resistência, há também uma maior proteção da armadura do elemento estrutural, pois com a redução dos poros fica mais difícil que água e ar, contaminados com agentes corrosivos, atinjam o aço.
Economia de Materiais
Com a redução nas dimensões dos elementos estruturais, há também a redução do peso da estrutura e, consequentemente, a redução no consumo de concreto, aço, formas e demais insumos relacionados.
Essa redução vai poder ser observada apenas em obras maiores, pois o aumento da resistência do concreto também aumenta a taxa de armadura mínima, portanto, seu uso apenas se justifica caso haja redução significativa nas dimensões dos elementos.
Maior Agilidade
Em função da resistência elevada, o concreto atinge a resistência necessária para desforma em menor tempo. Com a redução da dimensão dos elementos estruturais há também uma redução no tempo de montagem de formas, concretagem e desforma.
Portanto, apesar do custo mais elevado do material, seu uso pode reduzir o custo total da obra em decorrência das vantagens que seu uso proporciona.
Referências
- NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto — Procedimento
- Concrebras
- Massa Cinzenta