CarLuc Engenharia

Concreto Bombeado

O que é Concreto Bombeado?

O concreto bombeado é um tipo de concreto usinado com fluidez suficiente para aplicação através de bombas de concreto. Sua utilização deve ser analisada durante o desenvolvimento do Projeto Estrutural e Projeto de Fundação.

Concreto Bombeado

A principal vantagem do concreto bombeado é a agilidade na execução, visto que elimina a produção e o transporte horizontal e vertical de concreto no canteiro de obra, a depender do tipo de bomba utilizada. Apesar da fluidez necessária para o bombeamento do concreto, ele não é necessariamente um concreto autoadensável.

Esse tipo de concreto pode ser utilizado para construção de diversos elementos, como lajes, contrapisos, vigas, pilares, fundações rasas e profundas, entre outros.

Transporte, Execução e Cuidados

Quando o concreto for lançado por meio de bombeamento ou quando, em função das dimensões da estrutura de concreto, houver grande quantidade de caminhões circulando, deve-se prever um local próximo ao de concretagem para que os caminhões aguardem pelo momento de descarregar.

Deve-se atentar ao diâmetro interno mínimo da tubulação de bombeamento, que deve ser pelo menos 4 vezes superior à dimensão máxima do agregado.

Além disso, o tempo de mobilização do concreto deve atender os seguintes critérios:

Quando os prazos e características não são atendidos, o contratante deve recusar o lote e solicitar uma nova entrega, sem acréscimos do custo. É importante estar atento às condições da prestação do serviço para evitar desentendimentos.

Composição

A composição do concreto bombeado é similar aos demais tipos de concreto, sendo composto por cimento, areia, brita e água, porém deve ser dosado de modo a garantir um abatimento de pelo menos 160 mm. O abatimento é a característica de espalhamento do concreto e pode ser medido através do Slump Test (Ensaio de Abatimento).

Para atingir as condições necessárias podem ser utilizados aditivos plastificantes, visando aumentar o abatimento sem aumentar a quantidade de água no material, e aditivos retardadores de pega, para impedir que o concreto inicie a pega antes da conclusão do processo de adensamento.

Vantagens do Concreto Bombeado

Pelo fato do concreto bombeado ser produzido através de dosagem e procedimentos mecanizados em usinas, o seu uso apresenta diversas vantagens, sendo elas:

Assim como nas demais decisões de projeto, é indicado que seja feito um estudo de viabilidade econômica a fim de avaliar o custo-benefício do concreto bombeado.

Bombeamento de Concreto – Tipos de Bombas

O concreto bombeado é transportado através de caminhão betoneira, ou veículo similar, que deve possuir revestimento com material não absorvente, para que não haja perda dos componentes, e, preferencialmente, mecanismo para agitação.

As bombas de concreto são equipamentos acoplados ao caminhão betoneira utilizados para aplicação do concreto, sendo os tipos mais comuns:

​Bomba Estacionária

As bombas estacionárias são ideais para obras de pequeno porte, pois possuem baixo alcance e por isso um menor custo, sendo neccessário a utillização de carrinho de mão para transporte do concreto até as fôrmas.

Esse tipo de bomba também é utilizada para concretagem de fundação e subsolos, pois permite a aplicação por gravidade através de esteiras e tubos.

​Bomba Mangote

A bomba com mangote, diferentemente da estacionária, possui pressão suficiente para fazer a elevação do concreto, permitindo a concretagem de elementos acima do nível do caminhão betoneira.

A altura de elevação dependerá da potência do equipamento, que deve ser escolhido de acordo com a altura necessária.

​​Bomba-lança

A bomba-lança é um tipo de bomba utilizada principalmente em edifícios altos, mas que também pode ser utilizada para concretagem em locais de difícil acesso.

É possível ter alcances como 28m e 32m, a depender do equipamento utillizado.

Referências

Sair da versão mobile