O que é Radier?
O Radier é um tipo de fundação rasa que atua como uma laje sobre o solo, semelhante ao contrapiso, cuja finalidade consiste na transmissão das cargas da superestrutura para o solo, por meio da tensão superficial. De acordo com a NBR 6122, o Radier é definido como:
Elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber mais do que 70% das cargas da estrutura.
A origem do radier remete-se a Roma, onde era utilizado em aquedutos e edifícios públicos de modo a reduzir a pressão aplicada sobre o solo, evitando recalques. Esse tipo de fundação pode ser utilizado em obras de pequeno ou de grande porte, a depender das cargas definidas no Projeto Estrutural, Projeto de Fundação e capacidade de carga do terreno.
Vantagens e Desvantagens
As principais vantagens do Radier são:
- Redução do Tempo de Execução;
- Redução do Recalque Diferencial;
- Redução da Mão de Obra.
E suas desvantagens:
- Necessidade de maior controle tecnológico;
- Maior ocorrência de fissuras;
- Dificuldade para manutenção de instalações subterrâneas;
- Aumento do peso da estrutura.
Execução
O primeiro passo para sua execução é a limpeza, escavação, nivelação e compactação do terreno. Posteriormente, as instalações elétricas e hidrossanitárias subterrâneas devem ser posicionadas e executadas.
Em sequência, conforme orientação da NBR 6122, devem ser posicionados os objetos de proteção da fundação, que consistem nas fôrmas de madeira nas laterais e lona para impermeabilização onde será inserido um lastro de brita com 7cm. Todos esses elementos protegem a armadura das matérias orgânicas e demais componentes do solo, assegurando a integridade do Radier.
Após a proteção da estrutura são inseridas as armaduras dimensionadas e detalhadas no projeto de fundação, tornando possível a concretagem do elemento, sendo finalizado com sarrafeamento da superfície. Tendo em vista que Radier são estruturas semelhantes a lajes, é fundamental que a cura do concreto seja realizada corretamente, aplicando métodos que impeçam a evaporação excessiva da água para que não ocorra a fissuração do concreto. Ao fim, deve-se realizar a impermeabilização da fundação.
Referente às instalações elétricas e hidrossanitárias, é recomendado que estas atravessem a estrutura do Radier exclusivamente na posição vertical. Entretanto, para situações diferentes da recomendação, é necessário embutir os elementos junto ao isolamento, a fim de se evitar a aderência ao concreto.
Tipos de Radier
Apesar de ser uma estrutura simples, o Radier pode ser combinado com diferentes tecnologias para melhorar o desempenho do elemento, sendo alguns exemplos:
Radier com Concreto Armado
Indicado para construção de casas ou pequenos edifícios de até cinco pavimentos, em que a estrutura é composta por malha de aço seguida por camada de concreto.
Radier com Concreto Protendido
Recomendado para grandes áreas, como estacionamentos, casas contínuas ou estruturas de até doze pavimentos; é composto por uma tela combinada com cabos de aço e revestida por concreto, sendo considerado um dos mais viáveis quanto ao custo e segurança.
Radier Nervurado
Utilizado em locais onde o solo é expansivo, em razão da rigidez proporcionada diante da movimentação do solo.
Radier Estaqueado
Estrutura mista de estacas, indicada para grandes construções situadas em locais com solo de baixa resistência, facilitando a transferência de toda a carga para as estacas através da laje.
A escolha do Radier adequado é feita através da análise da interação entre o solo e a fundação, que deve levar em consideração fatores como: capacidade de carga, tipo de solo, compactação, perfil, nível d’água, entre outros. Essas e outras informações podem ser obtidas através de sondagem e estudo do solo.
Aplicação
Apesar das fundações do tipo Radier geralmente serem mais vantajosas para edificações de pequeno porte, são pouco utilizadas em comparação às sapatas, corridas e isoladas, principalmente por apresentarem maior complexidade de projeto e pela necessidade de maiores cuidados durante a execução.
Um bom exemplo de aplicação do Radier, especificamente do tipo estaqueado, é o prédio mais alto do mundo: Edifício Burj Khalifa, situado em Dubai, onde optou-se pelo uso de Radier aos invés de fundações com blocos de estacas, que demandariam de elementos muito maiores, resultando em uma estrutura com quase 4 metros de espessura, a qual é apoiada em 194 estacas com diâmetro de 1,5 metros e 43 metros de extensão.
Diante disso, podemos perceber que o Radier é aplicável em diversos tipos de construção, sendo necessário o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica e econômica, a fim de verificar a vantajosidade da utilização desse tipo de fundação e comparar com outras soluções viáveis. De maneira geral, seu uso é indicado nas seguintes situações:
- Obras de pequeno porte;
- Necessidade de redução do recalque diferencial;
- Área de projeção das sapatas superior a 70% da área da construção;
Referência
- Normas Técnicas
- NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações
- NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto — Procedimento
- AMERICAN CONCRETE INSTITUTE – ACI. Design of Slabs on Grade (ACI 360R92), 1997
- Estudo sobre Uso de Radier Estaqueado em Solos Tropicais
- Aula sobre Fundação Radier – Silvio Andrade