O que são Fundações Profundas?
As fundações profundas são elementos utilizados como base da edificação, sendo responsáveis pela transferência das cargas da estrutura superior ao solo. Esse tipo de fundação possui a profundidade de assentamento superior a 2 vezes sua menor dimensão ou diâmetro.
Fundações profundas transmitem carga ao solo pela base e/ou por atrito lateral, chamados de resistência de ponta e resistência de fuste, respectivamente. A soma das resistência equilibram a carga aplicada, sendo indicadas para solos menos resistentes e edificações altas.
O dimensionamento dos elementos deve ser feito no Projeto de Fundação, com auxílio da Sondagem do Solo.
Tipos de Fundações Profundas
Broca
Elemento de fundação profunda perfurado com trado manual e preenchido com concreto. Possui um comprimento mínimo de 3,0 m e é indicada para pequenas construções. A carga máxima aplicada neste elemento é de 100 kN.
Normalmente é utilizada em solos com baixa capacidade de suporte e em obras onde há atuação de pequenas cargas, tais como pequenas edificações, muros de divisa, gradis e muretas.
- Mais informações no artigo: Estaca Broca – Execução e Normas
Estaca Mega (Estaca Prensada ou Estaca de Reação)
A estaca mega, também conhecida como estaca cravada à reação ou estaca prensada, é um tipo de fundação profunda, constituída por segmentos pré-moldados em concreto armado ou metálicos, introduzida no terreno por meio de prensagem com auxílio de macaco hidráulico.
Ela é uma ótima alternativa para espaços confinados e locais de difícil acesso, pois o equipamento utilizado para a cravação é de pequeno porte e não demanda muito espaço, diferentemente da maioria das fundações profundas.
- Mais informações no artigo: Estaca Mega – Execução e Tipos
Estaca Franki
Estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente fixada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.
Sua versatilidade e alta capacidade de distribuir cargas a tornam um excelente tipo de fundação para solos onde a camada resistente é muito profunda ou estratificada. Sua base alargada fornece uma maior resistência de ponta quando comparada às estacas sem variação de diâmetro.
- Veja mais informações no artigo: Estaca Franki – Vantagens e Desvantagens
Estaca Metálica ou de Aço
Estaca constituída de elemento estrutural metálico produzido industrialmente, podendo ser de perfis laminados ou soldados, simples ou múltiplos, tubos de chapa dobrada ou calandrada, tubos com ou sem costura e trilhos.
Estaca Pré-Moldada ou Pré-Fabricada de Concreto
Estaca constituída de segmentos de pré-moldado ou pré-fabricado de concreto e introduzida no solo por golpes de martelo de gravidade, de explosão, hidráulico ou por martelo vibratório.
Estaca Escavada
A estaca escavada é um tipo de fundação profunda executada com perfuratriz ou clamshell, podendo ser auxiliada pelo uso de fluido estabilizante, como lama bentonítica ou polímeros sintéticos. Recebe a denominação de estacão quando a perfuração é feita por uma perfuratriz rotativa, e estaca barrete quando a seção for retangular e escavada com utilização de clamshell.
A estaca escavada normalmente é usada em solos com boa capacidade de suporte, como solos de rocha ou solos compactados. É uma opção viável para projetos de construção de edifícios altos, pontes, barragens, entre outros.
Subtipos:
- Estacão;
- Barrete;
- Estaca Escavada Mecanicamente;
- Estaca Escavada com Fluido Estabilizante.
Para mais informações, leia o artigo: Estaca Escavada – O que é, Execução e Equipamentos
Estaca Raiz
Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco e executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.
Esse tipo de estaca apresenta elevada resistência ao longo do fuste (corpo da estaca), graças atrito lateral com o solo ou rocha, e não provoca vibrações no solo durante sua execução; sua aplicação também é possível em perfis geológicos que apresentam matacões, rochas e até concreto, tornando seu uso possível em qualquer tipo de solo.
- Veja mais informação no artigo: Estaca Raiz – Guia Completo
Estaca Strauss
Estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento.
Sua facilidade de mobilização facilita seu uso em terrenos acidentados, locais confinados e até no interior de construções já existentes. Além de não gerar vibrações suficientes para danificar edificações vizinhas.
- Veja mais informação no artigo: Estaca Strauss – Definição, Execução e Preço
Estacas Hélice (Estacas de Concreto Moldadas in Loco)
As estacas hélice são introduzidas no solo por rotação, com trado helicoidal que varia conforme escolha do projetista. A injeção de concreto é feita pela haste central do trado, simultaneamente à sua retirada. A armadura é sempre colocada após a concretagem da estaca.
O monitoramento, quando exigido, deve fornecer as seguinte informações:
- Nivelamento do Equipamento e Prumo do Trado
- Pressão no Torque
- Velocidade de Avanço do Trado
- Rotação do Trado;
- Cota de Ponta do Trado;
- Pressão de Concreto durante a concretagem;
- Sobreconsumo de Concreto;
- Velocidade de Extração do Trado.
Estaca Hélice Contínua Monitorada
A estaca hélice contínua é um tipo de fundação profunda moldada in loco. Sua execução é realizada através de perfuração, com retirada simultânea do solo, injeção de concreto através de sua haste central e posterior colocação da armadura.
É uma das estacas mais utilizadas graças à sua versatilidade e praticidade, podendo ser executada em diversos tipos de solo, desde que não haja presença de rochas e matacões.
- Para mais informações veja o artigo: Estaca Hélice Contínua Monitorada
Estaca Hélice de Deslocamento Monitorada
Estaca hélice introduzida com trado especial dotado de aletas, sem que haja retirada de material, o que ocasiona um deslocamento do solo junto ao fuste e à ponta.
Estaca Hélice Monitorada com Trado Segmentado
Estaca hélice introduzida com segmentos de trado helicoidal de diâmetro constante.
Estaca Trado Vazado Segmentado (Hollow Auger)
Estaca hélice introduzida com trado helicoidal constituído por segmentos rosqueados de aproximadamente 1 metro.
Estaca Mista
Estaca constituída por dois segmentos de materiais diferentes (madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco etc.)
Microestaca
As microestacas possuem execução similar à estaca raiz, porém se utilizam primariamente de tubos metálicos para exercer a função de armadura do elemento. São executadas com injeção em múltiplos estágios, utilizando pressão suficiente para abertura das válvulas e posterior injeção de concreto.
A palavra “micro” refere-se ao diâmetro da estaca, e não ao comprimento.
Tubulão
Elemento de fundação profunda em que, pelo menos na etapa final da escavação, é necessário o trabalho manual em profundidade para executar o alargamento de base ou limpeza do fundo da escavação, uma vez que neste tipo de fundação as cargas são resistidas preponderantemente pela ponta.
O tubulão divide-se em dois tipos, o Tubulão a Céu Aberto e Tubulão a Ar Comprimido.
- Mais informações no artigo: Tubulão – Definição e Tipos
Referência
- Tipos de Fundações
- NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto — Procedimento
- NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações