CarLuc Engenharia

Diário de Obra – Definição e Informações

O que é Diário de Obra?

O Diário de Obra, também conhecido como Relatório Diário de Obra (RDO) ou Livro de Ordem de Obras e Serviços, é um documento utilizado registrar informações relevantes para o acompanhamento de obras, como atividades realizadas, controle de materiais, controle de pagamentos, utilização de EPIs, qualidade dos serviços, entre outros.

Diário de Obra

O documento também serve para registrar eventos adversos, sendo de extrema importância para melhoria contínua dos procedimentos e planejamento da empresa.

Importância do Diário de Obra

As informações registradas no Diário de Obra podem ser usadas em situações como:

De acordo com a Resolução 1094 CONFEA, alguns objetivos do Diário de Obra são:

Além de possibilitar planejamento e fiscalização mais eficientes, o Diário de Obra permite que a empresa adquira dados sobre a produtividade de sua equipe e otimize os processos através de análises estatísticas.

Por mais que existam composições como a SINAPI e TCPO, cada equipe possui seus próprios índices de produtividade e custos, sendo essencial obter essas informações para aprimorar o orçamento de obra.

O acompanhamento diário permite que o gestor perceba detalhes que normalmente passariam despercebidos ao analisar a obra completa. Com o aperfeiçoamento dos processos é possível reduzir custos e tempo ocioso da equipe.

Informações do Diário de Obra

Todas as informações ou eventos relevantes devem ser descritos no Diário de Obra, detalhando principalmente situações que possam impactar atividades futuras ou servir de amparo técnico para identificação e correção de patologias construtivas.

O registro também pode ser utilizado como prova legal para eventos que prejudiquem ou impeçam a execução dos serviços, evitando possíveis problemas judiciais.

Algumas informações que normalmente constam no Diário de Obra são:

Referências

Sair da versão mobile