O que é Jardim de Inverno?
Jardim de inverno é um pequeno jardim, normalmente construído na parte interna da edificação, planejado com o intuito de complementar os ambientes de maneira criativa. Ele pode integrar qualquer cômodo, como banheiros, salas e quartos. Sua utilização deve ser considerada na elaboração do Projeto Arquitetônico e dos Projetos Complementares.
Sua origem está nos países de baixa temperatura, onde o clima não é favorável ao cultivo de jardins externos. Apesar de ter surgido da necessidade de proteção das plantas, a bela aparência que traz para o interior das residências conquistou o coração das pessoas em diferentes regiões. No Brasil, os jardins de inverno são comumente utilizados embaixo das escadas, porém, nos últimos anos vêm ganhando espaço em outros ambientes.
Os jardins de inverno podem ser feitos em forma de estufa envidraçada, como uma estrutura anexa em terraços e varandas, ou dentro de cômodos, como acontece com os jardins embaixo das escadas. Geralmente o solo é coberto com brita para jardim, assim as raízes das plantas podem receber água e respirar tranquilamente.
Vantagens do Jardim de Inverno e Cuidados
Achou interessante? Então vamos aprender mais sobre as vantagens, benefícios e cuidados necessários para manter esse tipo de ambiente saudável e bem conservado.
Vantagens dos jardins de inverno:
- Oferece uma significativa presença de luz natural, contribuindo na economia de energia e conforto lumínico, desde que bem planejado;
- Devido o processo de fotossíntese realizado pelas plantas, melhora a qualidade do oxigênio presente no espaço interno;
- Gera uma sensação de conexão com a natureza;
- Deixa a casa com um aspecto moderno;
- É um diferencial, para quem gosta de arquitetura criativa;
- Traz muita beleza e sofisticação para o ambiente em que se encontra.
Além disso, o Jardim de Inverno é extremamente indicado para regiões de clima seco, pois ajuda a proporcionar conforto térmico e ambiental através do processo de resfriamento evaporativo.
Para manter todos esses benefícios alguns cuidados devem ser tomados, sendo eles:
- Garantir que o jardim interno receba iluminação natural;
- Regar as plantas de acordo com as suas necessidades;
- Realizar a poda de manutenção, retirando galhos e folhas secas;
- Manter as britas sempre limpas e bem distribuídas sobre o solo, para que as raízes possam respirar adequadamente.
Dessa forma, o jardim de inverno permanecerá saudável para encantar a todos com a sua beleza.
Tipos de Jardins de Inverno
Jardim de Inverno na Sala
A natureza tem a capacidade de passar a sensação de beleza, tranquilidade e equilíbrio. Então, trazer um pouco de verde para dentro de casa, principalmente para o ambiente que é a porta de entrada para os demais cômodos, pode gerar um maior conforto para seus moradores e visitas.
Confira abaixo, algumas dicas de jardim de inverno para sala:
- Jardim com Claraboia no Teto – as claraboias ajudam a deixar o cômodo com uma boa iluminação natural, aumentando a vivacidade do ambiente;
- Jardim com Divisórias e Portas de Vidro – os jardins com divisórias e portas de vidro são conhecidos como modelo estufa. Eles são indicados para as pessoas que gostam de um grande destaque visual arquitetônico;
- Jardim com Iluminação de LED – a iluminação led é inserida para dar destaque às plantas. Um jardim embaixo da escada, com boa iluminação led, deixa o espaço mais requintado.
Portanto, se você deseja ter um ambiente lindo e aconchegante, os jardins de inverno são uma excelente dica!
Banheiro com Jardim de Inverno
Ter um jardim de inverno no banheiro pode parecer algo utópico, visto apenas em grandes produções cinematográficas. Mas, acontece que essa é uma ideia muito mais comum do que aparenta.
Para ter um jardim no banheiro, basta ter uma boa iluminação natural e um pouco de espaço. E, quando dizemos pouco espaço, é pouco mesmo! Com apenas alguns centímetros livres disponíveis, é possível criar um lindo jardim de inverno simples.
Essa é uma opção para quem deseja criar um jardim de inverno em um banheiro já existente, ou em um banheiro que esteja em construção, onde não existe a possibilidade de ampliar suas estruturas.
Contudo, se a casa ainda estiver em construção e você possuir espaço, em conversa com o projetista pode-se ampliar um pouco mais o tamanho da estrutura, a fim de criar um jardim de inverno mais completo.
Lembrando que, um profissional deve ser consultado já que o ambiente do banheiro exige conhecimento específico para escolha do local apropriado de instalação e das plantas que serão utilizadas.
Jardim de Inverno no Quarto
Já imaginou abrir os olhos e enxergar um lindo jardim ao acordar pela manhã? Essa é uma das muitas vantagens de ter um jardim de inverno no quarto. Além da beleza e estética, ter um jardim de inverno também melhora a qualidade do ar, influenciando diretamente na qualidade do sono.
Isso porque o processo de fotossíntese das plantas acaba purificando o ar do ambiente, por meio da produção de oxigênio. Também nesse sentido, devido a iluminação natural necessária para manter o jardim de inverno vivo, o ambiente passa a auxiliar ainda mais na produção de vitamina D.
Vale mencionar também que uma boa iluminação natural traz vivacidade para o ambiente, deixando as manhãs mais estimulantes.
Mas atenção! É essencial que um especialista seja consultado para escolha das plantas para compor o jardim, especialmente no dormitório, visto que algumas espécies oferecem risco à saúde.
Jardim de Inverno com Pergolado
Como citado anteriormente, os jardins de inverno também podem ser construídos em varandas e terraços. Nesses casos, os pergolados – estruturas formadas de colunas e vigas, são ótimas dicas para compor o espaço.
Além do pergolado servir como uma extensão do ambiente, ele oferece um pouco de sombra, sem bloquear a exposição das plantas aos raios solares, um dos principais elementos necessários para a sua vida.
Por ficar exposto a diversas condições climáticas, deve ser utilizado um material de qualidade, a fim de evitar uma rápida degradação. Caso deseje um jardim de inverno mais sofisticado, um teto de vidro pode ser instalado sobre as suas vigas.
Algumas espécies de plantas trepadeiras costumam ser utilizadas, com o objetivo de deixar o jardim de inverno com uma estética ainda mais agradável.
Antigamente, os pergolados eram, na maioria das vezes, construídos com madeira. Mas, atualmente, podemos encontrar também pergolados produzidos com aço, ferro e concreto. O que vale é a criatividade e a estética desejada!
Uma Mistura de Estética, Conforto e Saúde
O Jardim de Inverno é umas das opções utilizadas atualmente pela arquitetura para tornar os ambientes mais modernos e aconchegantes. Por isso, podemos encontrar jardins de inverno para sala, quarto, embaixo da escada e muito mais.
Contudo, deve-se considerar a influência da utilização deste tipo de elemento, principalmente quanto ao seu impacto no custo de construção e manutenção da edificação, assim como na umidade e temperatura do ambiente.
Esperamos que as informações apresentadas possam ser úteis para auxiliar nas decisões para construção do seu empreendimento. Tenha um ótimo projeto!
Cadastre seu email para ser notificado quando publicarmos mais artigos como este: