CarLuc Engenharia

Energia Solar Residencial – O que é, Vantagens e Normas

O que é Energia Solar Residencial?

A energia solar residencial é uma de geração de energia elétrica que começou a ser utilizada no Brasil em 2012, quando se popularizou após a ANEEL criar a Regulamentação Normativa 482, que permite ao consumidor brasileiro gerar sua própria energia elétrica e até mesmo fornecê-la.

Energia Solar

Para estar totalmente dentro da lei, o dono da residência deve optar pelo uso de fontes renováveis ou cogeração qualificada – conceito definido pela ANEEL, que estabelece uma eficiência energética total mínima para geração de energia elétrica e térmica.

A energia solar é gerada a partir de um sistema que utiliza placas solares para captar energia fotovoltaica, com o objetivo de oferecer uma relativa autonomia elétrica para as residências.

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Listamos a seguir algumas das vantagens e desvantagens de implementar a energia solar residencial:

Vantagens

Desvantagens

Como funciona a geração de Energia Solar?

Após a instalação dos painéis solares no telhado da residência, quando a luz solar incide sobre sua superfície é gerada uma certa quantidade de energia elétrica em corrente contínua.

Essa energia passa por um inversor solar que alterna a corrente contínua para alternada. A conversão é necessária, pois a corrente elétrica alternada é a que utilizamos nas tomadas residenciais e em praticamente todos os aparelhos domésticos.

Aliás, a energia solar residencial deve estar na frequência de 60Hz, para se igualar a quantidade de Hz disponibilizada pela rede elétrica. Dessa maneira, não ocorrem imprevistos como o mau funcionamento de equipamentos devido à baixa energia.

A eletricidade que sai do inversor é conectada diretamente à rede de energia da casa. Normalmente essa implementação do sistema é feita no quadro de luz. A partir desse momento, ela pode ser utilizada para alimentar as luzes da residência e os eletrodomésticos no geral.

Vale lembrar que, o contato com a rede de energia elétrica convencional continua ativo. Então, nos dias nublados, caso não aconteça uma geração de energia solar suficiente, a distribuidora de energia do seu estado fornecerá energia complementar para manter o bom funcionamento da sua residência.

Componentes

Os componentes aqui citados são utilizados para montar um sistema fotovoltaico padrão – sistema que é conectado à rede elétrica da residência. O kit de energia solar residencial é composto por:

Em alguns casos, é necessário o uso de outros materiais elétricos, que você pode encontrar facilmente em qualquer loja do segmento. Todos os componentes, principalmente os cabos e conectores, precisam ser de alta qualidade, pois terão que suportar climas adversos como sol e chuva, por um longo período de tempo. 

Somente profissionais habilitados, como engenheiros e eletrotécnicos, podem registrar o seu sistema de energia fotovoltaica residencial junto à distribuidora do seu estado, para que você receba os seus créditos de energia de forma legal.

Energia Solar Off-Grid

O sistema de energia solar off-grid recebe essa classificação por não se conectar à rede elétrica da concessionária, sendo um sistema isolado autônomo que armazena energia elétrica excedente em baterias, para que possa ser utilizada em horários de baixa geração. Essa é uma opção indicada para imóveis que se encontram em locais remotos, onde ainda não existem serviços de energia disponibilizados pelas companhias.

Nesse sistema, apesar do padrão de captação da luz do sol ser o mesmo, um controlador de carga e baterias é adicionado aos componentes necessários, para manter o sistema ativo de forma completamente autônoma. Também é necessário utilizar uma maior quantidade de painéis solares, aumentando assim o valor de implementação desse sistema.

Referências

Sair da versão mobile