CarLuc Engenharia

Orçamento de Obra e Planilha Orçamentária

O que é o Orçamento de Obra?

O Orçamento de Obra é uma etapa de projeto de grande importância para os projetos de engenharia e arquitetura, sendo necessário para diversas situações, como estudos de viabilidade, análise de custo-benefício e planejamento de recursos. De acordo com a norma técnica ABNT NBR 16636-1, é definido como:

Detalhamento dos custos de todos os elementos inerentes ao projeto e à execução de determinado objeto de construção.

Orçamento de Obra

Somente através do orçamento de obra o proprietário saberá se tem condições de comprar ou financiar o imóvel, seja para moradia ou investimento.

Tipos de Orçamento de Obra

Orçamento Expedito

O Orçamento Expedito é o tipo de orçamento com menor precisão. É uma estimativa de preço baseada em custos históricos, índices, gráficos, correlações e comparação com projetos similares.

Um dos índices mais conhecidos para elaboração do Orçamento Expedito é o CUB (Custo Unitário Básico), fornecido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que indica um valor de construção por m² de acordo com a Unidade da Federação e Padrão da Edificação.

Exemplos de Quantitativos Expeditos

Orçamento Preliminar

O Orçamento Preliminar é mais detalhado do que o Orçamento Expedito, pois utiliza o levantamento quantitativo do projeto analisado, além de utilizar valores reais para os insumos e serviços com maior impacto, identificados através da curva ABC.

Enquanto a avaliação expedita é utilizada no estudo de viabilidade, o Orçamento Preliminar costuma ser utilizado na fase de anteprojeto.

Apesar da maior precisão do Orçamento Preliminar, o orçamentista ainda pode fazer uso de levantamentos expeditos de algumas quantidades e atribuição de custos para alguns serviços. Nesse tipo de orçamento o objetivo é avaliar elementos e soluções que causam maior impacto no custo do empreendimento.

Orçamento Detalhado

O Orçamento Detalhado é elaborado utilizando composições de custos unitários, como a SINAPI e TCPO, e pesquisa de preços de insumos e serviços diretamente com vendedores e prestadores de serviço.

Esse tipo de orçamento precisa chegar a um valor bem próximo do custo real da obra, com uma reduzida margem de incerteza, sendo necessário que os projetos de engenharia já estejam concluídos, a nível básico ou executivo, para correta obtenção dos quantitativos.

Para o usuário final normalmente o orçamento é dado como um valor global para entrega da edificação, sendo de interesse das construtoras e orçamentistas calcular o custo real da obra e evitar desperdícios para conseguir um preço competitivo.

Planilha Orçamentária (Orçamento Sintético)

A demonstração do custo global de referência é feita por meio do orçamento sintético da obra, também conhecido como Planilha Orçamentária.

Conforme Baeta (2012), a Planilha Orçamentária é a relação de todos os serviços de uma obra com as respectivas unidades de medida, quantidades e preços unitários. Ou seja, o orçamento sintético é a planilha que demonstra a soma dos custos totais de referência dos serviços, de acordo com o conceito apresentado no Decreto nº 7.983/2013.

Elementos da Planilha Orçamentária

Referências

Sair da versão mobile