CarLuc Engenharia

Estaca Mega – Execução e Tipos

O que é Estaca Mega?

A estaca mega, também conhecida como estaca cravada à reação ou estaca prensada, é um tipo de fundação profunda, constituída por segmentos pré-moldados em concreto armado ou metálicos, introduzida no terreno por meio de prensagem com auxílio de macaco hidráulico.

Estaca Mega
Estaca Mega

É comumente utilizada para o reforço estrutural de edificações já existentes ou para a correção de possíveis patologias, recuperando a eficiência e a segurança da edificação. Sua principal vantagem é evitar a demolição de estruturas, além de ser de fácil execução.

Quando a Estaca Mega é indicada?

As fundações são os componentes responsáveis por receber todas as cargas das edificações, com a função de transmiti-las com segurança para o solo e proporcionar a devida estabilidade para a construção.

Isso requer um projeto de fundação muito bem elaborado, que seja específico para esse tipo de estrutura, levando em conta as características do solo, as demandas estruturais do imóvel e até as condições climáticas do local. Caso haja a escolha de uma fundação não adequada, erros de dimensionamento ou falhas na execução, as consequências podem ser bastante graves.

O acometimento de algum tipo de patologia nas fundações pode comprometer a estrutura como um todo, havendo possibilidade de ocasionar diversos danos, prejuízos financeiros e possíveis acidentes.

Como uma alternativa à demolição e reconstrução de toda a fundação, surge a opção do emprego da estaca mega, que busca recuperar a estrutura danificada, aumentando a sua capacidade de carga para resistir a uma nova demanda de esforços.

Ela é uma ótima alternativa para espaços confinados e locais de difícil acesso, pois o equipamento utilizado para a cravação é de pequeno porte e não demanda muito espaço, diferentemente da maioria das fundações profundas.

De maneira geral, optar pela execução da estaca mega é um ótimo custo-benefício, pois descarta a necessidade de demolição das fundações existentes, situação essa que normalmente encarece a obra e causa atrasos no cronograma.

Além do mais, o método executivo desse tipo de estaca não requer nenhum equipamento diferenciado, podendo ser executada com um simples macaco hidráulico. Em contrapartida, a mão de obra do serviço, uma vez que exige profissionais qualificados, pode ter um custo mais elevado em comparação a outros tipos de fundações.

Vantagens e Desvantagens

Como dito anteriormente, as estacas de reação podem ser executadas em espaços reduzidos e de difícil acesso, além de poderem ser executadas concomitantemente com o restante da obra, o que evitaria uma eventual paralisação da mesma. Outra vantagem é que a execução da estaca de reação produz baixas vibrações no terreno, reduzindo o risco de instabilidade nas fundações e no solo.

No entanto, por necessitar de mão de obra qualificada, o custo de execução de estacas mega é mais elevado quando analisada isoladamente. Embora a execução seja prática e não demande equipamentos especializados, a cravação pode ser bastante demorada, superando o tempo de cravação para outros tipos de estaca.

Execução

A NBR 6122/2010 – Projeto e Execução de Fundações – Anexo N, descreve os procedimentos para a execução da estaca mega. O equipamento utilizado para a sua cravação é o macaco hidráulico, acionado por bomba elétrica ou manual, e deve ser escolhido de acordo com o tipo e a dimensão da estaca, além das características do solo e do local e das cargas especificadas no projeto.

A estaca é introduzida no terreno pelo macaco hidráulico, reagindo contra a estrutura já existente e por isso leva o nome “estaca de reação”. As estacas são segmentadas, sendo cravadas uma após a outra, até atingir a profundidade especificada em projeto ou alcançar a resistência necessária.

Para o caso de segmentos de concreto, estes devem ser emendados por simples sobreposição, ou seja, encaixe de uma peça sobre a outra. Já para as estacas metálicas, as emendas são feitas por meio de soldas ou roscas.

Após a finalização da cravação, coloca-se o cabeçote sobre a estaca para permitir o encunhamento. A carga de cravação e de encunhamento devem ser especificadas em projeto, devendo ser de, no mínimo, 1,5 vezes a carga admissível.

Execução de Estaca Mega

A NBR 6122 traz ainda algumas orientações quanto à cravação da estaca mega em solos porosos, podendo ser auxiliada através da saturação do solo. Também recomenda a injeção de jatos de água ou ar pelo interior dos segmentos em casos de solos muito compactos.

É importante ressaltar que a revisão de 2010 da NBR 6122 é a primeira a descrever os procedimentos executivos da estaca mega. As revisões anteriores citavam a “estaca cravada por prensagem”, contudo, não havia o detalhamento da sua execução, tal qual os demais tipos de fundações profundas existentes. A revisão de 2010 apresenta todas essas informações no Anexo N, em forma de normativa.

Referências

Normas técnicas

Artigos

Sair da versão mobile