CarLuc Engenharia

Ensaio de Compressão – Etapas e Normas

O que é Ensaio de Compressão?

O ensaio de compressão, também chamado de ensaio de resistência à compressão, é um teste realizado para descobrir a resistência do concreto. O ensaio normalmente é feito para verificar se o concreto alcança a resistência mínima exigida no projeto estrutural e no projeto de fundação.

Ensaio de Compressão

O teste é realizado através da compressão de corpos de prova de concreto até sua ruptura. Os resultados dos ensaios de resistência são utilizados principalmente para determinação de traços e para aceitação ou rejeição dos lotes de concreto.

Como fazer o Ensaio de Compressão?

Apesar do ensaio de compressão ser o mesmo independentemente da origem do corpo de prova, os critérios para coleta, preparo e armazenamento das amostras variam de acordo com o estado do concreto.

A NBR 16886 e NBR 5738 devem ser utilizadas para amostras retiradas do concreto fresco (durante a concretagem), e a NBR 7680-1 para amostras extraídas de estruturas já executadas, situação em que as amostras são chamadas de testemunhos.

Etapas do Ensaio de Compressão

Importância e Obrigatoriedade

O ensaio de compressão é essencial para identificar a resistência do concreto e verificar se o mesmo atinge a resistência mínima exigida no projeto. Essa informação é importantíssima para diversas situações, por exemplo:

Além disso, o ensaio de compressão, asim como o Slump Test, é obrigatório. Caso o responsável da obra utilize ou aceite lotes de concreto que não atendam às especificações de projeto, será responsabilizado pelos problemas que surgirem em decorrência dessa irregularidade.

A utilização de concreto com resistência ou qualidade inferior da definida no projeto pode gerar diversos tipos de patologias construtivas ou até mesmo causar o colapso da estrutura.

Referências

Sair da versão mobile