Introdução
Fazer uma pesquisa no Google pode ser uma tarefa muito mais simples se você souber como fazer a pesquisa. Não para fazer a pesquisa em si, mas para encontrar resultados relevantes rapidamente.
Neste artigo vamos aprender técnicas de como pesquisar no Google, deixando muito mais produtivas e eficientes. Se você já teve que ir além da primeira página do Google e não encontrou o que queria, muito provavelmente essas dicas irão te ajudar.
No artigo será apresentado o número de resultados para cada pesquisa exemplificada, porém, esse número não indica os resultados que de fato aparecem para o usuário. O número de resultados serve apenas para comparativo da eficiência da filtragem.
Como o Google Ranqueia as Páginas?
De maneira bem resumida, podemos dizer que o Google ranqueia as páginas de acordo com a qualidade. A definição de qualidade porém envolve uma quantidade enorme de variáveis, como título da página, url, confiança, facilidade de navegação, velocidade de carregamento, presença de imagens e vídeos, formatação, entre muitas outras.
Atualmente são mais de 200 variáveis analisadas para o ranqueamento das páginas. Por isso, é muito comum que alguns sites não consigam aparecer nas primeiras páginas do Google, mesmo tendo um conteúdo relevante.
Para aprender mais sobre os critérios de ranqueamento do Google veja o artigo: Otimização de Sites – SEO – Guia Completo. Se quiser aprender como colocar seu site no google veja o artigo: Como Aparecer Gratuitamente no Google.
Tipos de Pesquisa
O Google possui algumas ferramentas de pesquisas mais especializadas, como o Google Shopping, para pesquisa de produtos, e Google Academics, para pesquisa de artigos científicos.
Outra ferramentas muito útil é o Google Image Search. Nele é possível anexar uma imagem, ou o link para ela, e encontrar a origem dela ou outros sites que tenham publicado.
Em relação ao Google Shopping é preciso ter cuidado, pois ele acaba não exibindo diversos resultados que são mostrados na pesquisa comum. Agora vamos às dicas!
Filtros de Pesquisa
“Aspas”
O uso das aspas na pesquisa obriga que a palavra ou frase pesquisada esteja presente em alguma parte da página, seja no título, url ou conteúdo. Apesar do Google fazer um ótimo trabalho na apresentação de resultados relevantes, muitas vezes ele acaba apresentando resultados semelhantes, mesmo que não tenham as palavras que pesquisamos.
Quando pesquisamos orçamentos para uma Chave Estrela Isolada 10mm sem as aspas temos o seguinte resultado.
- chave estrela isolada 10mm (21.400 resultados)
Já com as aspas:
- chave “estrela” isolada 10mm (19.800 resultados)
Perceba que forçando a presença da palavra “estrela” obtivemos uma redução de 1.600 resultados; resultados esses que não tinham a palavra “estrela” em qualquer lugar da página. Observe as demais pesquisas:
- “chave estrela” isolada 10mm (16.600 resultados)
- “chave estrela isolada” 10mm (3.570 resultados)
- “chave estrela isolada 10mm” (2 resultados)
Apesar da redução parecer boa, é preciso ter cuidado no uso das aspas pois, como nesse último exemplo, apenas teremos resultados em que as palavras pesquisadas aparecem exatamente na mesma ordem, portanto, se existir um resultado com a frase chave estrela 10mm isolada ele será excluído.
Outro ponto que é exige atenção é na separação dos termos, como o 10mm. Alguns sites escrevem 10mm e outros 10 mm, nesses casos o melhor é não utiliza aspas nesses termos.
- chave estrela isolada “10mm” (22.900 resultados)
- chave estrela isolada “10 mm” (24.300 resultados)
Lembre-se que nossa intenção não é simplesmente reduzir o número de resultados, mas reduzir sem excluir resultados úteis.
Exclusão (-)
Agora vamos imaginar que não queremos a chave estrela da marca unior, seja lá qual for o motivo. Se fôssemos usar as aspas para indicar todas marcas que queremos seria completamente inviável e contraprodutivo. Ao invés disso, podemos usar o operador da subtração (-), veja:
- “chave estrela” isolada 10mm (16.600 resultados)
- “chave estrela” isolada 10mm -unior (13.000 resultados)
Agora digamos que nosso cliente não aceita orçamentos de sites que fazem revenda de outras lojas, como o mercado livre e submarino. Basta adicionarmos os termos na pesquisa:
- “chave estrela” isolada 10mm -unior -“mercado livre” (12.900 resultados)
- “chave estrela” isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino (12.300 resultados)
Perceba que nas exclusões com mais de uma palavra é necessário o uso de aspas, pois se fizermos -mercado e -livre estaremos excluindo outros resultados sem necessidade.
- “chave estrela” isolada 10mm -unior -mercado -livre -submarino (9.640 resultados)
allintitle: / intitle:
Como explicado anteriormente, o Google utiliza diversos fatores para ranquear uma página, sendo um dos mais importantes o título da página. Isso se deve ao fato de que, normalmente, as palavras pesquisadas presentes no título indica que conteúdo está diretamente relacionado com nossa pesquisa
Vamos aos testes:
- intitle:
- intitle:chave estrela isolada 10mm (2.490 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela isolada 10mm (312 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela intitle:isolada 10mm (119 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela intitle:isolada intitle:10mm (68 resultados)
- allintitle:
- allintitle: chave estrela isolada 10mm (68 resultados)
- allintitle: chave estrela isolada 10 mm (6 resultados)
A pesquisa allintitle: mostra apenas os resultados que tenham no título da página todas as palavras pesquisadas, enquanto intitle: elimina os resultados que não tiverem a palavra unida ao filtro. Perceba que utilizar intitle: em todas palavras tem o mesmo efeito que allintitle:.
Ao usar allintitle: é necessário deixar um espaço entre o filtro e a primeira palavra. No caso do intitle: o filtro não irá funcionar se tiver espaço. É possível utilizar aspas junto com intitle:, mas deve-se tomar cuidado com a eliminação de resultados que tenham as palavras em ordem diferente.
Repare que, apesar de semelhantes, as pesquisas mostradas para allintitle: retornam um número de resultados bem diferente. Isto ocorre porque o mais comum e mais correto é que a unidade esteja junto do numeral. Porém, como até mesmo resultados escritos de forma errada podem ser úteis, é necessário fazer as duas pesquisas; ou usar intitle: em todas palavras com exceção daquelas que tenham mais de uma forma de escrever.
allintext: / intext:
Esse filtro segue o mesmo raciocínio do allintitle:/intitle:, porém é aplicado ao conteúdo da página. É útil para eliminar resultados que sabemos que são irrelevantes se não tiverem alguma informação específica, por exemplo:
- intitle:chave estrela isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino (1.880 resultados)
- intitle:chave estrela isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino intext:R$ (1.740 resultados)
Ao pesquisar por orçamentos, é muito comum encontrar páginas que não mostram o valor do item, sendo necessário cadastrar seu email ou solicitar orçamento através de um formulário. O intext:R$ serve para eliminar as páginas que escondem o valor do produto.
Assim como os outros filtros, é necessário cuidado ao utilizá-lo. Muitos sites utilizam uma imagem com o símbolo “R$” para mostrar o preço de seus produtos. Nesses casos o intext:R$ irá eliminar esses resultados, pois não consegue ler imagens.
$X..Y / X..Y
Não está escrito errado, é $ mesmo e não R$. Esse filtro elimina os resultados que estejam fora do intervalo indicado (entre X e Y). Porém, só deve ser utilizado após as pesquisas “normais”, pois nem sempre funciona da maneira esperada e às vezes acaba eliminando resultados que não deveria. Quando usado sem o $, o filtro irá utilizar qualquer número que encontrar na página para validar o resultado.
Utilizando a pesquisa intitle:chave estrela isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino intext:R$ foi possível encontrar os seguintes valores:
- R$175,59
- R$87,55
- R$118,68
Percebendo a grande diferença nos valores encontrados, resolvemos verificar se não existem outros produtos mais em conta. Para isso adicionamos o filtro $0..175.
- intitle:chave estrela isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino intext:R$ $0..175 (187 resultados)
Assim foi possível encontrar pelo menos 5 orçamentos com valor menor que R$175,00 já na primeira página. Se for muito necessário indicar o valor dos centavos, é necessário substituir a vírgula por um ponto, ficando $0..175.59.
site:
O filtro site: serve para fazer uma pesquisa em um site específico, por exemplo, se quisermos encontrar todos artigos que escrevi neste site e que tenham algo sobre argamassa, podemos pesquisar site:carluc.com.br argamassa.
Esse filtro é especialmente útil para sites que não possuem ferramenta de busca própria.
filetype:
Pode ser usado para encontrar um tipo de documentos específico, como pdfs, docs, entre outros. Por exemplo:
Asterisco (*) / Coringa
O asterisco substitui uma palavra que não conhecemos. Ao invés de pesquisar “qual o ano de nascimento de einstein”, podemos pesquisar por uma frase que possivelmente teria seu ano de nascimento, por exemplo:
Dicas Gerais
Além dos filtros apresentados, é necessário um certo conhecimento na hora de fazer uma pesquisa. De nada adianta saber todas as funções disponíveis se não soubermos utilizá-las.
Vá Direto ao Ponto
Tente sempre utilizar apenas palavras relevantes na pesquisa, por exemplo:
- intitle:chave intitle:estrela intitle:isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino intext:R$ (101 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela intitle:uma intitle:boca intitle:isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino intext:R$ (24 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela intitle:de intitle:uma intitle:boca intitle:isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino intext:R$ (9 resultados)
Perceba que o número de resultados foi reduzido drasticamente, porém, sem nenhuma garantia de ter eliminado apenas resultados irrelevantes. Outro exemplo:
- localização de pizzaria próximas
- pizzarias próximas
- pizzarias
Os três resultados apresentam o Google Maps como resultado com indicação no mapa das pizzarias mais próximas. O google consegue deduzir muitas informações.
Faça uma Pesquisa Exaustiva
Tente novas combinações e veja se há resultados relevantes que não estavam presentes em outras pesquisas. Por exemplo:
- allintitle: chave estrela isolada 10mm -unior -“mercado livre” -submarino | 101 resultados
- allintitle: chave estrela isolada 10 mm -unior -“mercado livre” -submarino | 6 resultados
Claro que nem todos os itens irão merecer minutos ou horas de pesquisa exaustiva, por isso o ideal é que se faça uma curva ABC a fim de priorizar os orçamentos com maior impacto no custo total ou com maior discrepância de valores. Aprenda mais no artigo Curva ABC – O que é e Como fazer?
Pesquise por Sinônimos
Muitos itens têm sinônimos que são mais utilizados em determinadas regiões do país, por exemplo:
- Extensão Elétrica / Régua Elétrica
- Bacia Sanitária / Vaso Sanitário
- Tubo / Cano / Tubulação
- Tê / Benjamin
“Solucionado”
Muitos fóruns de discussão marcam as perguntas respondidas como “solucionado”, “respondido” ou similar. Ao pesquisar uma dúvida, adicionando esses termos você evita encontrar resultados que não tiveram uma resposta relevante.
Use os Filtros com Moderação
A ferramenta de pesquisas do Google é muito eficiente, quanto a isso não há dúvidas. Quando utilizado incorretamente, os filtros podem esconder resultados relevantes e prejudicar sua pesquisa.
Evite também utilizar filtros muito restritivos simultaneamente, como o intext:R$ e $X..Y, pois se já estamos eliminando resultados com valor no intervalo indicado, não há necessidade de eliminar os que não tenham R$.
Use sem Moderação!
Se o objetivo for encontrar os resultados da maneira mais rápida possível, sem se importar caso alguns deles acabem sendo deixados de lado, use e abuse das técnicas aprendidas e vá reduzindo as restrições até conseguir o número satisfatório de resultados:
- chave estrela isolada 10mm (21.400 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela intitle:isolada 10mm –unior -“mercado livre“ –submarino intext:R$ $0..100 (1 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela intitle:isolada 10mm –unior -“mercado livre“ –submarino intext:R$ $0..180 (3 resultados)
- intitle:chave intitle:estrela intitle:isolada 10mm –unior -“mercado livre“ –submarino intext:R$ (100 resultados)